Bonde acumula idas à oficina por falhas no sistema de freio
Sapatas foram trocadas várias vezes, mas voltaram a apresentar sinais de desgaste. Último reparo foi realizado dois dias antes da tragédia
No último mês, o bonde número 10 esteve diversas vezes na oficina devido a problemas no sistema de freio. Os constantes reparos não foram suficientes para evitar a tragédia que matou cinco pessoas e feriu outras 57, no último sábado, em Santa Teresa, no Centro do Rio de Janeiro. Entre os dias 3 e 25 de agosto, o livro de registro de manutenções tem anotações de 16 procedimentos no sistema de freios da composição, que apresentou falhas reiteradas vezes. Ao todo, foram 13 visitas à oficina. Os peritos têm, nesses registros, importantes pistas para esclarecer as causas da tragédia e responsabilidades pelas falhas.
A perícia do CREA-RJ apontou uma falha no sistema de freios como a provável causa do acidente. O bonde passou por cinco regulagens, nove trocas de sapata (cada composição dispõe de apenas quatro) e uma substituição de compressor, além de ter sido retido duas vezes para manutenção após problemas no freio.
Uma das explicações para a reincidência das falhas, mesmo após sucessivos reparos, é o uso de peças usadas, aproveitadas de outras composições. A justificativa é que, como os bondes são do século XIX, novas peças precisam ser feitas sob encomenda. “Uma peça pode ser intercambiável ou não. A avaliação é nossa”, afirma Cláudio Nascimento, engenheiro de operações do Bondinho.
Confira a cronologia:
3 de agosto: Duas das quatro sapatas de freio foram trocadas. Freios são regulados.
10 de agosto: Motorneiro pede medição do friso dos rodeiros. Foi verificado pela equipe de manutenção que os rodeiros (espécie de roda) estavam em condições de segurança. Informa-se, ainda, que os rodeiros do bonde haviam sido substituídos por novos em dezembro de 2010, com vida útil estimada em 4 anos.
15 de agosto: É trocado o cabeçote do compressor, equipamento fundamental para o sistema de freio. Nova regulagem dos freios.
16 de agosto: Foi verificado que uma sapata de freio estava gasta e o bonde é retirado de circulação e colocado em manutenção. Nova regulagem dos freios.
18 de agosto: São trocadas todas as sapatas (04) e o bonde é colocado em testes.
20 de agosto: Durante os testes, duas sapatas apresentam problemas e são trocadas por novas. Nova regulagem do freio.
21 de agosto: O bonde apresenta problema no freio e fica retido para “adequação”.
25 de agosto: Última revisão antes do acidente. Nessa ocasião, outra sapata é substituída por nova.