Vulcão no sul do país entra em erupção

Desde terça-feira, o vulcão chileno Llaima, um dos doze mais ativos do país, está em erupção. De acordo com autoridades locais, foi decretado alerta preventivo – amarelo – na região do Parque Nacional de Conguillio, a cerca de 900 quilômetros ao sul de Santiago, capital do Chile, nos povoados de Melipeuco, Curacautin, Vilún e Cunco.
É possível ver de muito longe a coluna de fumaça de mais de três quilômetros que se ergueu sobre o Llaime, que entrou em erupção pouco depois das 18 horas local desta terça. Pelo menos 60 pessoas de Vilcun e Melipeuco deram entradas nos hospitais afetadas pelas cinzas.
Pelo menos 150 turistas e funcionários do Serviço Nacional de Florestas foram retirados da área. Os 5.000 residentes de Melipeuco, cidade a 12 quilômetros do vulcão, já estão de sobreaviso e podem evacuar o local a qualquer momento.
Segundo a diretora do departamento de Emergências do Chile, Carmen Fernández, no momento não há possibilidade de o alerta ser elevado para vermelho. ‘Existe a saída de lava do vulcão, mas de forma contida. Portanto não preocupa muito no momento. Mas estamos preparados para agir, caso seja necessário