Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vulcão desperta e cobre a Nova Zelândia de cinzas

Monte Tongariro entrou em erupção após 115 anos na ilha norte do país

O vulcão Tongariro, situado na ilha norte da Nova Zelândia, despertou na noite desta-segunda-feira, após 115 anos inativo, espalhando nuvens de cinzas por diversos quilômetros e provocando a evacuação de residências e o cancelamentos de voos.

A erupção de lava e cinzas durou 30 minutos e não deixou feridos ou causou danos. Moradores das áreas mais próximas deixaram as suas casas por precaução e a polícia local fechou diversas rodovias. As autoridades aconselharam que todos aqueles que não foram evacuados tranquem suas portas e janelas para evitar a entrada do pó vulcânico. Todos os voos domésticos que passariam perto do Tongariro foram cancelados, mas nenhum voo internacional foi afetado.

Senhor dos Anéis – O vulcão fica localizado em uma área pouco povoada, dentro de uma zona de preservação ambiental. O local serviu como plano de fundo para diversas cenas da trilogia O Senhor dos Anéis e é um dos mais visitados destinos turísticos da Nova Zelândia.

A última erupção do Tongariro aconteceu em 1897 e iniciou um período de dez anos de atividade do vulcão. O especialista Steve Sherburn, da agência GNS Science, contou para o jornal inglês The Guardian que ainda é cedo para estimar se a nova erupção dará início a um novo ciclo ativo do vulcão.

(Com agência EFE)