Voo MS804: alerta de fumaça foi disparado pouco antes de avião sumir
Atual raio das buscas por destroços é de 64 km do local onde o avião perdeu o sinal na noite de quarta-feira















As primeiras imagens de destroços da aeronave que fazia o voo MS804 da Egyptair, desaparecida na madrugada de quinta para sexta-feira sobre o Mar Mediterrâneo, foram divulgadas hoje pelos militares egípcios. As fotografias, reveladas na página do Facebook do porta-voz das Forças Armadas do país, incluem coletes salva-vidas, partes de assentos e objetos que estampam o logotipo da companhia.
Um alerta de fumaça foi emitido pouco antes do desaparecimento do voo MS804, segundo a emissora americana CNN nessa sexta-feira. O canal de televisão teve acesso, por meio de uma fonte egípcia, a uma imagem da tela do Aircraft Communications Addressing and Reporting System (ACARS), o sistema digital de envio de informações entre uma aeronave e as estações terrestres, que comprova a informação.
De acordo com a imagem obtida, o alerta coincide com os momentos próximos ao desaparecimento da aeronave. As autoridades egípcias e gregas ainda não confirmaram a informação ou a autencidade da imagem obtida pela emissora americana. A causa do acidente ainda não foi identificada, porém, autoridades já descartaram problemas meteorológicos e acreditam que a hipótese de terrorismo é mais possível que a de falha técnica.
Segundo a emissora NBC News, fontes da área de inteligência dos Estados Unidos confirmaram que eles estão cientes de que o alerta de fumaça foi emitido de um banheiro próximo à cabine do piloto e que “eles não tem nenhuma razão para acreditar que essas informações não são precisas”. O jornal inglês The Telegraph divulgou que as autoridades veem claros indícios de que o desastre teria ido causado pela explosão de uma bomba, mas isso ainda não se confirmou.
Leia mais:
Partes de corpos, pertences pessoais e destroços do avião são encontrados, anuncia EgyptAir
Em 2015, Egito contrariou EUA e Rússia ao descartar terrorismo
EgyptAir recua e diz que destroços de avião não foram localizados
Ainda na sexta-feira foram encontrados partes de corpos, pertences pessoais da tripulação, destroços e assentos do avião da EgyptAir, segundo a própria companhia aérea. Os restos foram localizados a cerca de 290 quilômetros da cidade de Alexandria, de acordo com um porta-voz militar do país, General Mohammed Samir, que publicou as informações em um comunicado oficial no Facebook. A procura por restos da aeronave causou confusão na quinta-feira, após a EgyptAir afirmar que havia encontrados destroços, mas voltar atrás no anúncio horas depois.
A agência Reuters divulgou que Safwat Moslem, presidente da empresa aérea, disse à televisão estatal egípcia que o atual raio das buscas é de 64 km do local onde o avião perdeu o sinal, mas se necessário será expandido.
Hoje, a Agência Espacial Europeia (ESA) também identificou uma mancha de óleo no local em que se acredita ter caído o avião da EgyptAir. De acordo com a agência, a mancha tem quase 2 km de extensão e está a cerca de 40 km da última localização conhecida do voo. Não há certeza, contudo, de que o óleo esteja diretamente associado ao acidente. “Desde que o avião desapareceu, a agência e outros especialistas têm revirado os dados dos satélites para tentar encontrar algum indício de destroços”, disse a ESA.
O voo MS804, que fazia o trajeto Paris – Cairo, desapareceu dos radares às 2h39 de quinta-feira no horário de Paris (21h39 de quarta-feira no horário de Brasília), quando deixava o espaço aéreo grego e entrava no espaço aéreo egípcio. O ministro grego da Defesa grego, Panos Kammenos, informou que a aeronave “fez um giro de 90 graus à esquerda, seguindo de um de 360 graus para a direita, caindo de 37.000 a 15.000 pés”, antes de desaparecer dos radares.
(Da redação)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.