Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vitória da esquerda é confirmada na Croácia com 100% de votos apurados

Zagreb, 4 dez (EFE).- A apuração de 100% dos votos das eleições parlamentares da Croácia, apresentada nesta terça-feira pela Comissão Eleitoral estatal, confirma a vitória da opositora ‘Aliança pela Mudança’, que conseguiu maioria absoluta com 80 das 151 cadeiras do Parlamento.

A coalizão de quatro partidos, liderada pelo social-democrata Zoran Milanovic, assumirá o poder da até agora governante União Democrática Croata (HDZ) da primeira-ministra Jadranka Kosor, que conseguiu 47 cadeiras.

O novo partido dos ‘Trabalhistas Croatas’ e o regionalista HDSSB, da Eslavônia Oriental, ganharam seis cadeiras cada um, enquanto o resto da Câmara está ocupado por três partidos minoritários e os representantes das minorias étnicas, que têm oito cadeiras reservadas.

A participação nestas eleições foi de 62% de acordo com a Comissão Eleitoral. Se não houver recursos contra os resultados, eles serão declarados definitivos na quinta-feira e o presidente da Croácia, Ivo Josipovic, concederá a Milanovic o mandato para a composição do novo Governo.

O vencedor anunciou na segunda-feira que se não houver complicações com a proclamação dos resultados definitivos, a Croácia terá novo Governo ainda este ano. EFE