Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Violentos confrontos em bairros de Trípoli

Por Filippo Monteforte 20 ago 2011, 19h27

Várias explosões e trocas de tiros intensas eram ouvidas na noite de sábado para domingo em Trípoli, enquanto testemunhas indicaram a existência de “confrontos” em alguns bairros da capital.

Trocas de tiros com armas leves eram ouvidas no centro da capital, após o fim do jejum do Ramadã.

Moradores indicaram à AFP que os “enfrentamentos” estavam sendo travados, principalmente, nos bairros de Sug Jomaa e Arada, assim como em Tajura, no leste da capital, onde gritos de Allah Akbar eram proferidos nos alto-falantes das mesquitas.

O porta-voz do governo líbio, Mussa Ibrahim, confirmou “pequenos confrontos” com pequenos grupos em bairros como Tajura, Sug Jomaa e Ben Achur, próximos ao centro da capital.

Ibrahim indicou que os voluntários e as forças líbias saíram à caça dos insurgentes e que enfrentamentos ocorreram apenas durante meia hora.

“A situação está sob controle”, disse, em declarações difundidas pela televisão oficial líbia.

Entretanto, tiroteios intensos ainda podiam ser ouvidos na capital pouco antes da meia-noite (19h00 de Brasília).

Ibrahim denunciou novamente um “ataque midiático” contra o regime do coronel Mumar Kadhafi, afirmando que a vitória de seu campo está “próxima”.

Antes, a televisão líbia havia divulgado imagens da Praça Verde de Trípoli, onde estavam reunidas dezenas de pessoas brandindo a bandeira verde líbia e exibindo fotos do coronel Kadhafi.

Continua após a publicidade
Publicidade