Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Violência no Senegal deixa 2 mortos e 5 feridos

Duas pessoas foram mortas e cinco ficaram feridas nesta segunda-feira em Podor, na região de Saint-Louis (norte), durante uma manifestação contra a candidatura do presidente Abdoulaye Wade na eleição presidencial de fevereiro, informaram à AFP fontes concordantes.

Partidários do Movimento 23 de junho (M23, oposição política e sociedade civil) protestavam contra a candidatura de Wade quando a polícia interveio para dispersá-los. Na ação, mataram e feriram sete pessoas, dois morreram no hospital, segundo testemunhas, uma fonte da polícia e uma do hospital da cidade de Saint-Louis.

Os mortos eram um manifestante de 17 anos e uma sexagenária, que sofreu uma queda em meio à manifestação quando voltava do mercado, afirmou à AFP uma das testemunhas.

Suas identidades foram confirmadas à AFP por uma fonte policial, que informou que o jovem manifestante “foi atingido no tórax”, sem indicar de onde saíram os disparos. Ele morreu no hospital de Ndium (cerca de 40 km ao leste de Podor), para onde tinha sido levado.

A sexagenária “estava entre os feridos que foram levados ao distrito sanitário (pequeno hospital) de Podor. Ela faleceu”, disse o policial, relatando cinco feridos que ainda estão hospitalizados.

Uma fonte do hospital informou que “os feridos estão em estado estável”.

Nenhuma das fontes indicou a natureza dos ferimentos das vítimas.