Vídeo: robô humanoide da Rússia ‘cai de cara no chão’ durante estreia
Segundo os organizadores, o vexame foi causado por problemas de calibração e iluminação, e não por falha da máquina
A tão aguardada estreia do primeiro robô humanoide russo terminou de forma embaraçosa. Ao som de Gonna Fly Now, mais conhecida como a canção tema do filme “Rocky, um Lutador” (1976), o AIDOL entrou no palco de um evento de tecnologia em Moscou na terça-feira 11, mas em poucos segundos a máquina perdeu o equilíbrio, cambaleou e “caiu de cara” no chão.
O tombo encerrou de forma abrupta a apresentação do primeiro robô russo movido a inteligência artificial (IA). Os organizadores tentaram conter o fiasco erguendo um pano preto para esconder a cena de cerca de cinquenta jornalistas que acompanhavam a demonstração.
De acordo com AIDOL, o incidente, que rapidamente viralizou nas redes, foi foi causado por problemas de calibração e iluminação, e não por falha ou falta de talento do robô. O diretor executivo da empresa, Vladimir Vitukhin, disse à agência estatal russa Tass que a máquina “ainda está em fase de aprendizado” e que “o erro servirá de experiência”.
Apresentado como o grande passo russo na corrida global dos robôs humanoides, protagonizada por Estados Unidos (em especial os modelos da Tesla de Elon Musk) e China, o AIDOL foi projetado para andar, segurar objetos e conversar com humanos, segundo seus desenvolvedores. A promessa é que a tecnologia possa ser usada em fábricas, hospitais e até no entretenimento, substituindo encargos humanos.
O episódio ocorre em meio a uma espécie de corrida armamentista mundo afora por robôs com aparência e comportamento humano. Em 2024, os investimentos no setor ultrapassaram US$ 1,6 bilhão, sem contar os aportes bilionários da Tesla no Optimus, o robô humanoide de Musk. Assim como o AIDOL, outros projetos já enfrentaram tropeços públicos — inclusive o famoso Atlas, da Boston Dynamics, que chegou a protagonizar uma coletânea de quedas e falhas técnicas.
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
PF mira corrupção em ministério do PT e esbarra em ex-sócio de Lulinha e ex-nora de Lula
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Filha de Faustão, Lara Silva atualiza estado de saúde do pai
O desabafo de Paula Braun após separação de Mateus Solano







