Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vídeo inédito traz imagens do interior do navio Costa Concordia

Jornal 'La Repubblica' divulgou imagens feitas por mergulhadores de Gênova. Gravação mostra móveis e objetos submersos e detalhes da decoração do cruzeiro que encalhou em 2012, deixando 32 mortos

O jornal italiano La Repubblica divulgou nesta quinta-feira novas imagens internas do navio Costa Concordia, que naufragou em janeiro de 2012 com mais de 4.200 pessoas a bordo, deixando 32 mortos. A gravação foi feita por mergulhadores da polícia de Gênova, para onde a embarcação será transferida para ser desmontada.

Nas imagens, é possível ver móveis e objetos submersos, além da estrutura do cruzeiro e detalhes da decoração. Na parte final do vídeo de quase nove minutos, os mergulhadores chegam ao átrio central e as cores dos murais ficam mais nítidas, já fora da água. Encalhado em uma ilha da Toscana desde o acidente, o cruzeiro de 290 metros de comprimento foi arrancado do leito de rochas em águas rasas em setembro do ano passado.

Leia também:

Capitão culpa tripulação por naufrágio do Costa Concordia

Fotos mostram o interior do Costa Concordia depois do naufrágio

Agora, equipes de resgate planejam flutuar o navio, para verificar se o casco perfurado resistirá. A operação deve ocorrer em meados deste mês e durar cerca de cinco dias, percorrendo aproximadamente 240 quilômetros.

Na última segunda-feira, o governo italiano deu ok para a transferência da embarcação para o porto de Gênova, depois que o Conselho de Ministros aprovou o “Projeto de Mudança e Desmonte” apresentado pela companhia. O chefe de Defesa Civil italiana e encarregado da situação do Costa Concordia, Franco Gabrielli, afirmou que o deslocamento está previsto para ocorrer entre 13 de julho e 8 de agosto. Neste período, a previsão é que o mar apresente condições favoráveis para a operação.