Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vice-presidente da China, Xi Jinping, fará visita de 4 dias aos EUA

Washington, 13 fev (EFE).- O vice-presidente da China, Xi Jinping, vai chegar na noite desta segunda-feira a Washington para fazer uma visita de quatro dias que irá incluir reuniões na Casa Branca e no Pentágono, e excursões por Iowa e Los Angeles, informaram fontes governamentais.

‘A viagem é muito importante para aprendermos sobre ele e para ampliar sua compreensão dos Estados Unidos’, disse em uma teleconferência Daniel Russel, principal assessor do presidente Barack Obama sobre assuntos asiáticos no Conselho de Segurança Nacional.

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que será o anfitrião de Xi, explicou na semana passada a importância de ‘construir uma relação sino-americana que responda aos assuntos práticos que são de importância para ambos os países’.

Biden, que visitou a China em agosto, também expressou seu apoio aos esforços para desenvolver ainda mais a cooperação bilateral durante a visita do vice-presidente chinês.

Xi, que é considerado o futuro presidente da China, vai se reunir com Obama na Casa Branca na terça-feira, e segundo os observadores, a razão de sua visita seria demonstrar sua vontade de assumir as rédeas desta complexa relação bilateral.

Além do encontro com Obama, Xi deve fazer uma visita de dois dias ao estado de Iowa, visitar o Congresso dos EUA e se reunir com dirigentes empresariais na Câmara de Comércio dos EUA.

EFE

jab/ms/mm