Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vice-presidente da China, possível próximo líder do país, chega aos EUA

O vice-presidente e provável futuro número um da China, Xi Jinping, chegou nesta segunda-feira aos Estados Unidos, uma visita que durará uma semana com o propósito de melhorar as relações entre os dois países.

Xi aterrissou na base da Força Aérea de Andrews, perto de Washington, onde foi recebido por autoridades americanas, disse uma delas na base.

Xi Jinping se reunirá na terça-feira com o presidente Barack Obama e outros altos líderes, incluindo o vice-presidente Joe Biden, que viajou à China no ano passado e é o anfitrião oficial.

No que muitos analistas chamam de “a diplomacia do sorriso” da China, Xi visitará o estado de Iowa (centro-norte), onde já esteve em 1985 quando era funcionário local, e Los Angeles (sudoeste).

A viagem do vice-presidente chinês ocorre em meio a crescentes tensões entre os dois países em várias frentes, entre elas a acusação americana sobre as práticas comerciais deslegais da China e as preocupações de Pequim com o aumento da presença militar do país norte-americano na Ásia.