Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vice-presidente chinês visita Los Angeles para impulsionar comércio bilateral

O vice-presidente chinês, Xi Jinping, chegou a Los Angeles na quinta-feira, onde foi recebido por autoridades locais e visitou os trabalhos de expansão do terminal chinês do porto, um importante receptor de artigos que chegam aos Estados Unidos provenientes do Pacífico.

Xi foi recebido pelo governador da Califórnia, Jerry Brown, pelo prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa, e pelo supervisor do condado, Mike Antonovich, que o acompanharam em sua visita ao terminal chinês do porto.

Quando as obras terminarem, em 2014, este terminal terá duplicado seu tamanho para permitir o processamento de 1,8 milhão de contêineres por ano.

Além disso, os líderes discutiram os esforços para converter o local no porto mais ecológico do mundo.

“Ao chegar, me senti eufórico”, disse Xi. “Soube que este é um porto verde, amigo do meio ambiente, que é o caminho para o qual se dirige o desenvolvimento econômico”.

Em 2011, o comércio entre a China e o porto de Los Angeles alcançou os 133 bilhões de dólares.

Além disso, espera-se que Xi, que chegou à cidade após um giro por Washington e pelo estado de Iowa, anuncie um acordo com um estúdio de cinema durante sua visita, que será finalizada na noite desta sexta-feira.

Segundo informes da imprensa, Xi anunciará um acordo com a DreamWorks Animation para construir e operar um estúdio em Pequim com duas companhias estatais chinesas.