Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vestidos florais usados por Michelle Obama em Cuba valem 23 vezes o salário anual médio dos cubanos

No último domingo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcou em Cuba para uma visita história à ilha comunista, mas a presença da primeira-dama Michelle Obama em solo cubano ressaltou uma das diferenças abissais entre os dois países. De acordou com o site Washington Free Beacon, os dois vestidos florais usados por Michelle em Havana no domingo e na segunda-feira custaram, juntos, mais de 23 vezes o salário anual médio em dos cubanos em 2014.

Leia também:

Obama se reúne com opositores em Cuba e exalta sua valentia

Obama pede liberdades civis e cobra fim do embargo a Cuba

Obama em Cuba: “É maravilhoso estar aqui”

De acordo com o site, o vestido escolhido pela primeira-dama para a chegada à ilha, da grife Carolina Herrera, custa 2.190 dólares, o equivalente a 7.800 reais. Ainda segundo o veículo, um vestido similar ao usado no jantar na noite de segunda-feira no Palácio da Revolução, em Havana, assinado pelo estilista Naeem Khan, custa em torno de 4.490 dólares, ou 16.000 reais.

Em Cuba, o salário mensal médio em 2014 foi de 584 pesos, ou cerca de 24 dólares. Dessa forma, em um ano, um trabalhador cubano recebe, em média, 288 dólares (pouco mais de 1.000 reais).

Com os valores dos dois vestidos florais usados por Michelle – 6.680 dólares (23.800 reais) – enquanto ela visitou a ilha, seria possível pagar os salários de 23 cubanos por um ano, e ainda sobrariam 56 dólares.

Presidente americano Barack Obama e a primeira-dama Michelle Obama, na capital Havana em Cuba Presidente americano Barack Obama e a primeira-dama Michelle Obama, na capital Havana em Cuba

Presidente americano Barack Obama e a primeira-dama Michelle Obama, na capital Havana em Cuba (/)

(Da redação)