Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Venezuela respalda ‘esforços’ de Assad para ‘restabelecer’ paz na Síria

Por Da Redação 19 nov 2011, 00h34

Caracas, 18 nov (EFE).- O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira que seu Governo respalda ‘todos os esforços’ do presidente da Síria, Bashar al Assad, para ‘restabelecer a paz’ e rejeitou a ‘loucura bélica’ das forças ‘imperialistas’ contra esse país e o Irã.

‘Nós respaldamos todos os esforços do Governo sírio para restabelecer a tranquilidade, para manter a independência e a paz e a estabilidade do povo sírio’, afirmou Maduro à televisão estatal.

O ministro declarou que ‘tudo parece indicar’ que grupos ‘patrocinados e armados’ desde o exterior da Síria estão desenvolvendo operações militares contra as instituições do país, em um ‘esquema inicial’ parecido com o que houve na Líbia.

O chanceler garantiu que em sua última visita a Damasco pôde constatar que o povo sírio ‘quer paz, rejeita o intervencionismo e estes grupos que estão buscando uma guerra civil’.

Maduro ressaltou também que existem ‘grandes ameaças’ contra povos ‘irmãos do mundo’ como o Irã que, segundo ele, são ‘impugnáveis’ e ‘demonstram a loucura das forças imperialistas’.

De acordo com os últimos números divulgados pelas Nações Unidas, a repressão deixou na Síria mais de 3.500 mortos desde o começo das revoltas em meados de março deste ano.

O chefe da diplomacia venezuelana lembrou também o caso líbio que foi, a seu entender, precedente da situação atual e o ‘assassinato brutal e repudiável’ de Muammar Kadafi de quem ‘sempre lembraremos com respeito e carinho’. EFE

Continua após a publicidade

Publicidade