Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Venezuela divulga primeiras imagens de Chávez em dois meses

Em comunicado oficial, ministro diz que mandatário respira com auxílio de uma cânula traqueal que dificulta a fala. Fotos mostram coronel com as filhas

O governo venezuelano divulgou nesta sexta-feira as primeiras imagens do coronel Hugo Chávez em mais de dois meses. Desde o início de dezembro ele está internado em Havana, se recuperando da quarta cirurgia para combater um câncer. A cirurgia foi realizada no dia 11 de dezembro.

Nas fotos, o mandatário aparece ao lado das filhas Rosa Virginia e María Gabriela. Ele também aparece lendo uma edição do jornal Granma, de Cuba. O jornal seria do dia 14 de fevereiro de 2013.

Em um comunicado oficial divulgado em rede nacional de rádio e TV, o ministro de Comunicação e Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, afirmou que Chávez respira com o auxílio de uma cânula traqueal – sem especificar desde quando. Segundo ele, a respiração assistida é necessária uma vez que “a insuficiência respiratória persiste”. A cânula dificulta a fala do presidente venezuelano.

Leia também:

Internado, Chávez tenta se fazer presente em encontro de aliados

Oposição venezuelana lança manifesto para superar crise política

Oposição cobra transparência sobre saúde de Chávez

O comunicado acrescenta que Chávez está “consciente, com integridade de suas funções intelectuais, em estreita comunicação com sua equipe de governo e à frente das tarefas fundamentais inerentes a seu cargo”.

As fotos também foram divulgadas em rede nacional, logo depois da leitura do comunicado. Coube ao ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, que é genro de Chávez, mostrar as fotos dele com as filhas.

Tratamento complexo – Na última quarta, o vice-presidente Nicolás Maduro disse que o coronel está sendo submetido a “tratamentos complementares, complexos e duros“. “Vocês sabem que passamos por momentos extremamente complexos em dezembro, em janeiro, foi cumprido todo o ciclo pós-operatório e hoje o comandante está sendo submetido a tratamentos complementares, extremamente complexos e duros”, disse Maduro, durante evento no estado de Lara, no centro-oeste do país.

Oposição – O opositor Henrique Capriles, que impôs a Chávez a mais difícil disputa de seus 14 anos no poder, ao longo da campanha presidencial do ano passado, disse que o governo continua a mentir sobre o real estado de saúde do caudilho. “Os porta-vozes do governo seguem mentindo para o nosso povo”, escreveu, em sua conta no Twitter.

“Faz alguns dias os mentirosos diziam que falavam com o presidente, agora dizem que ele não pode falar! Enganam sua própria gente”, acrescentou o governador do estado de Miranda.

Reinaldo Azevedo: Foto, mais ou menos bem, é uma farsa política

Confira o trecho do comunicado que fala sobre o estado de saúde de Hugo Chávez:

“Depois de dois meses de um complicado processo pós-operatório, o paciente se mantém consciente, com integridade das funções intelectuais, em estreita comunicação com sua equipe de governo e à frente das tarefas fundamentais inerentes ao seu cargo.

Como se informou oportunamente, a infecção respiratória surgida no curso do pós-operatório foi controlada, embora ainda persista certo grau de insuficiência.

Dada esta circunstância, que está sendo devidamente tratada, atualmente o comandante Chávez apresenta respiração através da cânula traqueal, o que lhe dificulta temporariamente a fala.

A equipe médica aplica tratamento enérgico para a enfermidade de base, que não está isento de complicações.

O paciente coopera com o tratamento e reabilitação em estreita coordenação com a equipe médica de trabalho”.