Clique e assine a partir de 9,90/mês

Vázquez é eleito presidente do Uruguai, diz boca de urna

Pesquisas confirmam favoritismo do ex-presidente e lhe dão 53% dos votos

Por Da Redação - 30 nov 2014, 20h17

(Atualizado às 22h35)

O ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázquez, que governou entre 2005 e 2010, foi eleito no segundo turno da eleição presidencial, disputado neste domingo, para suceder o presidente José Mujica, segundo pesquisas de boca de urna. O novo governo Vázquez será o terceiro mandato consecutivo da frente da esquerda uruguaia.

Leia também:

Crise na educação marca a eleição presidencial no Uruguai

Continua após a publicidade

Mujica adia para 2015 venda legal de maconha no Uruguai

Os três principais institutos de pesquisa do país, Cifra, Equipos e Factum, confirmam o favoritismo de Tabaré Vázquez, informou o jornal El País de Montevidéu. De acordo com a Factum, o esquerdista de 74 anos recebeu 53,9% dos votos no segundo turno, enquanto que a Cifra concede a ele 53,5% e a Equipos 53%. Seu principal adversário, Luis Lacalle Pou, de centro-direita, teria obtido entre 40,6% e 42%, segundo as mesmas pesquisas.

A derrota já foi reconhecida por Lacalle Pou em discurso. “Faz alguns minutos telefonei para Vázquez para reconhecer sua vitória legítima e desejar-lhe o maior sucesso em sua gestão”, disse. “O povo escolheu Vázquez e seu companheiro na chapa presidencial Raúl Sendic e os resultados devem ser acatados e defendidos”, acrescentou o candidato derrotado.

Lacalle Pou disse ainda que recebe o contraste das urnas com “tranquilidade e serenidade” e afirmou que buscará “seguir em frente” com suas propostas no Parlamento, onde ocupará um lugar como senador a partir do dia 15 de fevereiro. “Vamos colocar nossas ideias e buscaremos dialogar”, acrescentou. “Seremos a segunda força no Parlamento para controlar e convencer”, afirmou o líder do Partido Nacionalista.

Continua após a publicidade

Durante a corrida eleitoral, todos os levantamentos já mostravam a ampla vantagem do ex-presidente no pleito. Vázquez deve se reunir esta semana para formar seu gabinete. Ele assumirá o cargo no dia 1º de março. Os resultados finais das eleições para presidente do Uruguai estão previstos para depois da meia-noite deste domingo (horário local).

(Com agências EFE e France-Presse)

Publicidade