Uruguai: Tabaré Vázquez será candidato a suceder Mujica
O ex-presidente uruguaio, que governou de 2005 a 2010, vai disputar o cargo com o deputado Luis Lacalle Pou e o senador Pedro Bordaberry

O ex-presidente Tabaré Vázquez, que governou de 2005 a 2010, o deputado Luis Lacalle Pou e o senador Pedro Bordaberry serão os principais candidatos à sucessão do presidente José Mujica nas eleições de outubro no Uruguai, segundo pesquisas de boca de urna realizadas após as primárias que ocorreram neste domingo.
Leia também:
Mujica regulamenta mercado de maconha no Uruguai
Na esquerdista Frente Ampla (FA), que está no poder desde 2005, Vázquez, de 74 anos, obteve 83% dos votos conta 17% da senadora Constanza Moreira, segundo as consultorias Factum e Cifra.
No opositor Partido Nacional, onde se esperava um resultado mais apertado, a surpresa correu por conta do deputado Luis Lacalle Pou, de 40 anos, que se lançou na disputa pela primeira vez. Filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995) ele teria obtido 54% das adesões, segundo a Factum, e 55% segundo a Cifra, contra 46% ou 45% para o senador Jorge Larrañaga, que já foi candidato a presidente em 2004, quando foi derrotado por Vázquez.
Sem surpresas, no também opositor Partido Colorado, o senador Pedro Bordaberry, de 54 anos, se tornou o escolhido para disputar a presidência pela segunda vez consecutiva. Ministro do Turismo do governo de Jorge Batlle (2000-2005), o legisltador é filho do ex-ditador Juan María Bordaberry, condenado em 2010 por crimes durante a ditadura (1973-1985) e falecido em 2011. A Factum lhe atribuiu 74% das adesões e a Cifra, 78%, contra 25% e 22% para o senador José Amorín Batlle.
Em primárias na qual o voto não é obrigatório, as consultorias estimaram que apenas 38% dos habilitados a votar o fizeram, o que representa a menor participação desde que se celebra esta eleição. O Uruguai celebrará eleições presidenciais em outubro. Se nenhum dos candidatos obtiver 50% mais um dos votos, será realizado um segundo turno um mês depois.
(Com agência France-Presse)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.