Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Unesco testará alerta de tsunamis no Oceano Índico

Simulação incluirá um terremoto de 9,2 graus de magnitude e retirada de populações de áreas de risco

Por Da Redação - 6 out 2011, 12h01

A Unesco testará, no próximo dia 12 de outubro, a rede de alerta de tsunamis no Oceano Índico, quase sete anos depois da catástrofe que assolou o sudeste asiático, informou nesta quinta-feira a organização. O teste marcará também a transferência de responsabilidades entre o serviço de alerta provisório iniciado após o tsunami de 2004, com sede no Japão, e os diferentes serviços regionais com sede na Austrália, Índia e Indonésia, indicou comunicado a agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

A rede, coordenada pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, simulará um terremoto de 9,2 graus na escala Richter na costa da Sumatra, semelhante ao de 2004 e que provocou o devastador tsunami.

Os centros regionais receberão os boletins de alerta para avaliar o funcionamento dos fluxos de comunicação entre os órgãos envolvidos, o estado de preparação dos países, além do funcionamento dos dispositivos de emergência, destacou. Alguns países, como a Índia e a Malásia, também farão testes de retirada das populações litorâneas.

(Com agência EFE)

Publicidade