Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Unesco retira Ilhas Galápagos de “lista negra”

Desde 2007, o local constava na relação da ONU em razão de deficiência no controle migratório e grande quantidade de turistas que alteravam sua sustentabilidade

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) decidiu retirar as Ilhas Galápagos da lista de patrimônios em perigo – uma positiva resposta às séries de medidas executadas pelo Equador, que diminuiu as ameaças a seu frágil ecossistema. Desde 2007, o local constava na relação da ONU em razão de deficiência no controle migratório, introdução de espécies exóticas na flora e uma grande quantidade de turistas que alteravam sua sustentabilidade.

“O comitê decidiu retirar da Lista de Patrimônio Mundial em Perigo as Ilhas Galápagos. O comitê atestou que o Equador conquistou progressos significativos em sua ação para enfrentar esses problemas”, disse a Unesco, em comunicado publicado em seu site, na quarta-feira.

Há três anos, a Unesco indicou que o país andino não fazia os esforços suficientes para proteger o Patrimônio da Humanidade, declarado em 1979, ao permitir o ingresso excessivo de turistas e equatorianos do território continental. Depois da inclusão na lista, o presidente Rafael Correa colocou em prática estratégias para resolver problemas como o controle de visitantes, a erradicação de espécies introduzidas e um plano sustentável de turismo.

“Obviamente não resolvemos todos os problemas, mas nos três anos realmente fizemos uma ruptura com o passado”, disse a ministra coordenadora do Patrimônio, Fernanda Espinosa, à agência de notícias Reuters. As Ilhas Galápagos – que serviram como base para a teoria de evolução das espécies desenvolvida por Charles Darwin no século 19 – ficam a 1.000 quilômetros do território continental do Equador e são visitadas anualmente por milhares de turistas de diferentes partes do mundo, devido à presença de espécies em perigo de extinção, como flamingos, iguanas e tartarugas gigantes.

(Com agência Reuters)