Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Unasul pede ao Reino Unido que negocie sobre a soberania das Malvinas

Assunção, 17 mar (EFE).- Os chanceleres da União de Nações Sul-americanas (Unasul) pediram neste sábado ao Reino Unido que negocie com a Argentina uma solução para a disputa pela soberania das ilhas Malvinas, em uma declaração especial emitida ao término de sua reunião em Assunção.

Na declaração, os ministros do bloco sul-americano reiteram seu respaldo ‘aos legítimos direitos’ da Argentina ‘na disputa de soberania’ sobre as Malvinas e lamentam que apesar do tempo transcorrido ainda não tenha sido cumprido o ‘mandato descolonizador’ da ONU.

O conflito argentino-britânico pelas Malvinas, que estão sob soberania britânica desde 1833, subiu de tom nestes meses anteriores ao 30º aniversário do início da guerra que explodiu entre os países depois que, em abril de 1982, tropas argentinas tomaram as ilhas de surpresa.

Os chanceleres elogiaram a ‘permanente atitude construtiva’ e a disposição argentina para ‘alcançar pela via das negociações uma solução pacífica e definitiva a esta anacrônica situação colonial em solo americano’.

Os ministros da Unasul censuraram a presença militar britânica nas ilhas como ‘contrária à política da região de buscar uma solução pacifica’.

Além disso, os participantes pediram ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que renove seus esforços para encontrar uma solução à disputa das Malvinas. EFE