Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Últimos soldados americanos deixam Iraque neste domingo

O prazo de retirada das tropas, após nove anos de presença, expirava no dia 31

Os últimos soldados americanos que estavam no Iraque saíram neste domingo do país em direção ao Kuwait, segundo a televisão oficial Al Iraqiya. Desta forma, os Estados Unidos põe fim a mais de nove anos de presença no Iraque no marco da retirada total de suas tropas, cujo prazo expirava no próximo dia 31.

A televisão mostrou imagens da última coluna de veículos militares americanos que cruzava a fronteira entre Iraque e Kuwait. Durante os últimos dias, o Exército americano entregou os últimos prisioneiros que tinha em suas mãos às autoridades iraquianas, que na sexta-feira passada assumiram o controle da última base militar que permanecia em poder dos EUA.

No último dia 15, se encenou a retirada americana de maneira simbólica com o recolhimento da bandeira em cerimônia em Bagdá, da qual participou o secretário de Defesa deste país, Leon Panetta. Com o pacto de segurança assinado entre Washington e Bagdá há três anos, ambos os países acertaram a retirada para o final deste ano.

Uma coalizão internacional, liderada por EUA e Grã-Bretanha, invadiu o Iraque no dia 20 de março de 2003 para derrubar o então ditador iraquiano Saddam Hussein, o que representou o início de uma guerra que durante todos estes anos tirou a vida de 100.000 civis e de mais de 4.400 soldados americanos. Hussein foi capturado em dezembro de 2003 e executado na forca três anos depois.

Confira no vídeo a seguir a retirada das tropas americanas do Iraque:

(Com agência EFE)