Clique e assine com até 92% de desconto

Últimos soldados americanos deixam base militar no Iêmen

Cerca de 100 agentes das Forças Especiais evacuaram a base aérea em Al Anad devido à presença de militantes da Al Qaeda por perto

Por Da Redação 21 mar 2015, 15h08

Os últimos soldados norte-americanos estacionados no Iêmen começaram a ser retirados do país neste sábado. Cerca de 100 agentes das Forças Especiais deixaram a base militar de Al Anad, no sul do país, depois que surgiram questões de segurança. Nos últimos dias, um grupo de rebeldes tomou o controle de uma cidade próxima, e centenas de prisioneiros militantes da Al Qaeda na Península Arábica escaparam de prisões locais. Autoridades dos EUA não comentaram a operação.

LEIA TAMBÉM:

Ataque terrorista em museu deixa 19 turistas mortos

A Al Qaeda na Península Arábica, braço da organização sediado no Iêmen, é considerado por Washington o mais perigoso, tanto que os dois governos vêm trabalhando juntos há anos para combater os militantes. A instabilidade no país fez com que os EUA fechassem sua embaixada na capital, Saná, e cessassem os ataques de drone no mês passado.

Ataques – Duas mesquitas lotadas de fiéis na capital do Iêmen, Saná, foram alvo de três ataques suicidas nesta sexta-feira, deixando pelo menos 137 mortos e 237 feridos, segundo funcionários da área médica. Os alvos dos ataques foram mesquitas controladas pelos rebeldes xiitas, conhecidos como houthis.

A autoria do ataque foi reivindicada por uma facção que diz ser ligado ao grupo extremista Estado Islâmico, algo que os Estados Unidos dizem duvidar.

Um outro ataque foi registrado num complexo do governo na província de Saada, reduto houthi onde vive o líder do grupo, Abdul Malik Al Houthi. Duas pessoas morreram e uma terceira está em estado grave, informaram dois funcionários do governo.

Os ataques desta sexta-feira foram os primeiros a ter como alvo mesquitas controladas pelos houthis, o que pode elevar as tensões entre xiitas e seus oponentes sunitas.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade