UE promete equipamentos contra armas químicas e nucleares à Ucrânia
A pedido de Kiev, a União Europeia mobilizou reservatórios de emergência para proteção contra uma possível escalada da ofensiva russa
Nesta segunda-feira, 27, a União Europeia anunciou que fornecerá à Ucrânia US $12 milhões em equipamentos médicos, acessórios de proteção e aparelhos especializados para prevenir riscos à saúde pública. Antecipando um possível ataque russo intensificado, o pacote inclui proteções contra armas químicas e nucleares.
Janez Lenarčič, comissário da União Europeia para gerenciamento de crises, relatou que trinta países doaram bens à Ucrânia através do Mecanismo de Proteção Civil do bloco.
“Equipamentos médicos e equipamentos adaptados para emergências químicas, biológicas ou nucleares estão a caminho da Ucrânia”, disse Lenarčič.
“Hospitais e trabalhadores médicos na Ucrânia estão trabalhando sob ataque, e devemos fazer tudo ao nosso alcance para fornecer a eles as ferramentas necessárias para salvar vidas”, acrescentou o comissário.
O material inclui 300.000 trajes de proteção especializados, 5.600 litros de descontaminantes e 850 equipamentos para operações de descontaminação.
Segundo comunicado da Comissão Europeia, os hospitais ucranianos precisam urgentemente de equipamentos médicos. O bloco doará monitores de sinais vitais, bombas de infusão, respiradores e equipamentos de proteção para a equipe médica, como máscaras e aventais.
+ Rússia atinge shopping na Ucrânia com mísseis, deixando ao menos 10 mortos
A Comissão Europeia disse ainda que seu Centro de Coordenação de Resposta de Emergência está em constante contato com as autoridades ucranianas e prestará assistência às necessidades que o país indicar.