Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

UE envia ajuda emergencial à Grécia para conter incêndio florestal em Atenas

Países europeus despacharam bombeiros, aeronaves e veículos para ajudar no combate do fogo, que já destruiu pelo menos 100 km² de terra

Por Da Redação
13 ago 2024, 11h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vários países da União Europeia enviaram ajuda emergencial à Grécia nesta terça-feira, 13, para combater os incêndios florestais que se alastraram pelo subúrbio de Atenas, forçando milhares de pessoas a abandonarem suas casas.

    Através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, programa projetado para oferecer ajuda aos países-membros da organização em caso de desastre natural, França, Itália, República Checa e Romênia enviaram bombeiros, aeronaves e veículos de combate à incêndios. Espanha e Turquia também estão “finalizando” seus envios de ajuda, disse o Ministério da Proteção Civil grego.

    A França mobilizou 180 bombeiros, 55 caminhões e um helicóptero para ajudar a combater os incêndios, disse o ministro do Interior, Gerald Darmanin, na segunda-feira.

    “Acompanhamos constantemente a evolução (da situação na Grécia) e estamos prontos para prestar mais assistência”, afirmou o porta-voz da Comissão Europeia, Balazs Ujvari.

    Os países europeus se mobilizaram após a Grécia pedir, formalmente, a ajuda do bloco na segunda-feira. “O mecanismo de proteção civil da UE foi ativado a pedido das autoridades gregas”, disse Ujvari. 

    Continua após a publicidade

    O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, voltou às pressas de suas férias e visitou o Ministério da Proteção Civil na segunda-feira, mas ainda não se pronunciou sobre os incêndios.

    Incêndios florestais

    Desde que os incêndios florestais começaram no domingo, pelo menos uma pessoa morreu e outras 66 ficaram feridas, de acordo com o Ministério da Saúde grego. O corpo da primeira vítima dos incêndios, uma cidadã da Moldávia, foi encontrado nesta terça-feira em uma fábrica na cidade de Halandri.

    Na segunda-feira, as chamas atingiram os arredores de Atenas, levando as autoridades locais a ordenarem que milhares de pessoas abandonem suas casas nas áreas próximas à capital grega. A ordem de retirada de civis foi aplicada a uma dúzia de cidades e vilarejos e pelo menos três hospitais também foram esvaziados, com seus pacientes direcionados a centros médicos em áreas mais seguras.

    Continua após a publicidade

    Com chamas de até 25 metros de altura, o incêndio é o mais grave registrado na Grécia neste ano. Segundo o Observatório Nacional, o principal instituto grego de monitoramento de riscos naturais – que também foi ameaçado pelas chamas –, o fogo já destruiu pelo menos 100 quilômetros quadrados de terra.

    A Grécia está sob alerta máximo de incêndio até pelo menos esta quinta-feira, 15. As previsões meteorológicas indicam que os ventos fortes vão se intensificar, dando mais combustível às chamas.

    Apesar de incêndios florestais serem comuns durante o verão grego, quando as temperaturas costumam ultrapassar os 40ºC, o país no Mediterrâneo registrou em junho a onda de calor mais precoce de sua história – isso após passar pelo inverno mais quente no início do ano, bem como por longos períodos de seca que já afetam a produção local de azeite.

    Desde maio, o país vem lutando contra centenas de incêndios florestais. Segundo cientistas, as mudanças climáticas tornaram fenômenos naturais como esse mais frequentes e intensos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.