Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

TV norte-coreana exibe corpo de Kim Jong-Il em caixão

Autoridades prestam homenagem ao lado do filho e sucessor, Kim Jong-un

Por Da Redação 20 dez 2011, 05h54

A TV estatal da Coreia do Norte exibiu nesta terça-feira pela primeira vez imagens do corpo do ditador Kim Jong-Il, em um caixão de vidro, diante do filho Kim Jong-un e de várias autoridades do regime. Kim morreu na sexta-feira à noite, mas a notícia só foi divulgada pela imprensa local na madrugada de segunda.

As fotos exibidas nesta terça mostram o ex-dirigente do regime comunista vestido com o habitual traje de cor cáqui, com a maior parte do corpo coberta por uma tela, no Palácio Memorial Kumsusan de Pyongyang. As imagens mostram ainda várias autoridades norte-coreanas prestando homenagem a Kim Jong-Il, incluindo seu filho caçula e sucessor no poder, vestido com terno preto, enquanto os demais usam uniforme do Exército.

“O camarada Kim Jong-un observou o corpo do camarada Kim Jong-Il com dirigentes do partido, do governo e militares, e expressou suas condolências com grande dor”, afirma um comunicado da agência oficial de notícias norte-coreana. O corpo do tirano foi levado para o mausoléu Kumsusan de Pyongyang, onde também está o corpo de seu pai, o fundador da Coreia do Norte comunista, Kim Il-sung, que morreu em 1994.

A imprensa norte-coreana divulgou imagens de cenas de histeria coletiva após o anúncio da morte de Kim Jong-Il, vítima de um ataque cardíaco. O funeral está programado para o dia 28 de dezembro e os norte-coreanos foram convocados a apoiar Kim Jong-un como novo comandante do país.

Confira a árvore genealógica da família Kim:

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade