Clique e assine a partir de 9,90/mês

TV marroquina ensina mulheres a esconder marcas de agressão doméstica

Emissora pediu desculpas por ensinar como as mulheres podem usar maquiagem para disfarçar marcas de violência doméstica

Por Da redação - 28 nov 2016, 14h37

Uma emissora de TV do Marrocos pediu desculpas por ter exibido um programa em que ensina como as mulheres podem usar maquiagem para disfarçar hematomas de violência doméstica. Após a revolta das marroquinas com a transmissão do programa, na semana passada, o canal 2M afirmou que o quadro foi “completamente inapropriado”.

Na última quarta-feira, dia 23 de novembro, o programa diário Sabahiyat convidou uma maquiadora para mostrar como esconder marcas de espancamento. A modelo maquiada trazia hematomas falsos no rosto, e profissional ensinava truques para escondê-los com maquiagem.

“Esperamos que essas dicas de beleza ajudem você a seguir sua rotina”, diz a apresentadora, ao final do quadro. O programa foi exibido dois dias antes do Dia Internacional da Luta pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, no dia 25 de novembro.

A resposta ao programa foi imediata. Uma petição assinada por milhares de mulheres exigiu um pedido de desculpas e punição à emissora, que removeu o programa de seu site.

Continua após a publicidade

Por meio de comunicado, o canal 2M disse que o programa cometeu um “erro editorial de julgamento tendo em vista a sensibilidade e a gravidade do tema da violência contra as mulheres”.

Publicidade