Clique e assine a partir de 9,90/mês

Turquia vai dispensar vistos para países da UE

A medida, parte do acordo imigratório assinado entre o país e o bloco, entrará em vigor assim que a União Europeia levantar a mesma exigência para os cidadãos turcos

Por Da Redação - 3 maio 2016, 23h27

Em cumprimento ao acordo imigratório assinado com a União Europeia (UE), a Turquia aprovou uma decisão que permite que todos os cidadãos do bloco entrem em seu território sem a necessidade de um visto. A medida entrará em vigor a partir do momento em que a UE levantar também esta exigência dos cidadãos turcos.

“A República Turca decidiu eliminar a necessidade de visto para os cidadãos dos países-membros da União Europeia, aplicando esta norma a partir do momento em que for eliminada a necessidade de visto para os cidadãos turcos que viajarem para países da área de Schengen na UE”, afirmava a lei assinada na segunda-feira pelo Conselho de Ministros e publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado.

Leia também:

Atentados na Turquia e no Iraque deixam ao menos 37 mortos

Continua após a publicidade

Turquia: Premiê garante que nova Constituição vai manter Estado laico

Merkel visita campo de refugiados sírios no sul da Turquia

Liberalizar as regras de vistos para a Turquia, nação muçulmana de 79 milhões de habitantes, é um tema controverso entre membros da UE, mas Bruxelas está levando a discussão adiante para manter em vigor o acordo que deve aliviar a pior crise imigratória do continente desde a II Guerra Mundial – a Turquia tem acolhido de volta imigrantes rejeitados pela Grécia que partiram de seu território.

Na quarta-feira, a Comissão Europeia deve declarar que a Turquia cumpriu grande parte dos critérios para a liberação de vistos e pedir aos governos da UE e ao Parlamento Europeu que aprovem a liberação do visto para seus cidadãos até o final de junho.

Continua após a publicidade

(Da redação)

Publicidade