Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Turquia: presidente convoca eleições legislativas antecipadas

A medida é decorrente do fracasso das negociações para a formação de um governo de coalizão

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, convocou eleições legislativas antecipadas depois do fracasso das negociações para a formação de um governo de coalizão. A medida já era esperada. Como nenhum grupo político saiu das eleições parlamentares de junho com maioria suficiente para governar, só uma improvável articulação entre governistas e a oposição resultaria na formação de um novo gabinete.

Leia também:

Disparos e bomba são registrados diante do Palácio Dolmabahçe, em Istambul

“Após constatar o fracasso, apesar de todos os contatos feitos desde 9 de julho, um conselho de ministros não pode ser formado (…) Assim, ao abrigo dos poderes conferidos, o Presidente decidiu renovar as eleições parlamentares”, ressalta um comunicado do gabinete da presidência, publicado depois de uma reunião entre o chefe de Estado e o presidente do parlamento, Ismet Yilmaz.

A data das novas eleições não foi citada no documento, mas Erdogan já havia indicado o dia 1º de novembro para esta nova consulta.

O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, do movimento islâmico), de Erdogan, governa a Turquia desde 2002, mas perdeu sua maioria governamental nas eleições de 7 de junho, enquanto as negociações políticas lideradas pelo primeiro-ministro interino Ahmet Davutoglu com a oposição foram infrutíferas.

O prazo para a formação de um governo terminou no domingo e Erdogan insistiu que não daria mandato à oposição.

(Com AFP)