Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Turquia deve pedir mísseis para fronteira síria, diz Alemanha

Se houver solicitação à Otan, governo alemão deve analisar 'com solidariedade'

A Turquia deve pedir nesta segunda-feira à Otan que instale mísseis na fronteira do país com a Síria para se defender dos bombardeios lançados do vizinho em consequência da guerra civil, disse o ministro da Defesa da Alemanha, Thomas de Maiziere. Apenas os EUA, a Holanda e a Alemanha têm mísseis Patriot disponíveis.

Leia também:

Leia também: As ambições escusas da Turquia, entre Ocidente e Oriente

“Acredito que haverá um pedido do governo turco hoje à Otan para o envio dos mísseis Patriot para a fronteira turca”, disse ele a repórteres em Bruxelas, durante um encontro de ministros da Defesa da União Europeia. “Se um parceiro nos solicitar tal medida, está claro para nós que vamos analisar de forma aberta e com solidariedade.”

Saiba mais:

Saiba mais: Turquia X Síria: os próximos capítulos da crise diplomática

O ministro ponderou, porém, que a resposta da Alemanha vai depender dos detalhes da solicitação: “Se tivermos mísseis Patriot na fronteira turca, isso ocorrerá com soldados alemães”. A Turquia está em negociação com os aliados da Otan sobre como reforçar a segurança em sua fronteira de 900 quilômetros com a Síria, após inúmeras bombas lançadas durante a guerra civil na Síria terem caído em território turco.

(Com agência Reuters)