Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Trump recebe críticas por debochar da deficiência física de jornalista

Por Da Redação 26 nov 2015, 19h34

O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos é, mais uma vez, alvo de críticas por seus comentários controversos. Na terça-feira, o magnata americano imitou de forma debochada um repórter portador de deficiência física durante um comício na Carolina do Sul.

O jornalista Serge Kovaleski, que trabalha atualmente no jornal americano New York Times, sofre de uma doença congênita nas articulações que afeta os movimentos dos braços. Trump se referia a uma reportagem escrita por Kovaleski em 2001 – o repórter trabalhava no diário Washington Post naquele ano – sobre a detenção de muçulmanos em Nova Jersey que celebraram os ataques às torres gêmeas em Nova York em 11/09 e imitou o repórter com gestos debochados.

Leia também:

No Dia de Ação de Graças, Obama faz apelo por generosidade com refugiados sírios

Investigação militar dos EUA conclui que ataque a hospital do MSF foi resultado de ‘erro humano’

Continua após a publicidade

Segundo o empresário, o jornalista teria falado em ‘milhares’ de muçulmanos americanos comemorando o atentado à época da publicação da reportagem, mas Kovaleski não confirma a informação.

“Agora o coitado do cara, você precisa ver esse cara”, disse Trump, antes de imitar o jornalista dizendo “‘uhhh eu não sei o que eu disse. Ehhh eu não lembro’, ele vai dizer”, enquanto balançava os braços próximos ao corpo.

Uma porta-voz do NYT disse ao site Politico: “É ultrajante que ele ridicularize a aparência de um de nossos jornalistas”.

Nesta quinta-feira, Trump negou que estivesse imitando o jornalista no comício. “Eu não tenho ideia de quem seja esse repórter, qual é sua aparência ou seu nível de inteligência”, disse o empresário americano por meio de comunicado de sua campanha.

Serge Kovaleski e Ken Belson
Serge Kovaleski e Ken Belson VEJA

https://youtube.com/watch?v=HGAqmaBjQxg

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade