Clique e assine a partir de 9,90/mês

Trump quer murar Colorado, mas Estado não faz divisa com o México

Gafe viraliza nas redes sociais e alimenta a lista de frases desconcertantes do presidente americano

Por Da Redação - Atualizado em 30 jul 2020, 19h37 - Publicado em 24 out 2019, 13h10

Depois de ter declarado que a Lua “faz parte de marte”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conseguiu ser ainda mais criativo na noite de quarta-feira 23, quando prometeu construir um muro em torno do Colorado para conter a imigração irregular proveniente do México. Os eleitores reunidos em seu comício na Pensilvânia naquele momento o aplaudiram. O Colorado, porém, não está na divisa com o país vizinho.

A gafe viralizou. Trump dizia para a plateia sobre como e por que ele venceria as eleições de 2020 no Novo México – estado, sim, na fronteira com o México, onde perdera para a demcorata Hillary Clinton em 2016.

“Vocês sabem por que vamos ganhar no Novo México? Porque as pessoas querem uma fronteira mais segura que até então não existia. Nós estamos construindo um muro na fronteira do Novo México e estamos construindo outro no Colorado. Estamos construindo um muro grande e maravilhoso. Um que funcione, ninguém passa por cima, nem por baixo”, disse, em meio a aplausos.

Rapidamente, a repercussão da fala do presidente chegou aos ouvidos do governador de Colorado, o democrata Jared Polis, que não perder a chance de ironizar. “Bem, isso é constrangedor. O Colorado não faz fronteira com o México. Ainda bem que meu Estado oferece jardim de infância em tempo integral para as crianças aprenderem geografia básica”.

Outro democrata, o senador Patrick Leahy, que representa o estado de Vermont, ridicularizou a declaração de Trump ao tuitar uma foto de um mapa que mostra a fronteira americana e o nome do Novo México enquadrados nos planos do presidente republicano. O Novo México, antigo território do país vizinho, voltaria aos soberanos. Como indicação da transferência de soberania, acrescentou uma pimenta – alimento básico da dieta dos mexicanos, mesmo quando comem frutas.

Após a repercussão negativa e os inúmeros memes disparados no Twitter, Trump tentou apaziguar a situação e explicar o que quis dizer. Segundo o presidente, a população de Colorado, na verdade, se beneficiaria da construção do muro o Novo México. Não convenceu.

Continua após a publicidade
Publicidade