Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump pagará 25 milhões de dólares por fraude em sua universidade

O magnata era acusado de propaganda enganosa na Universidade Trump, instituição que criou e comandou de 2005 a 2011

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a um acordo amistoso com a Justiça americana e ex-estudantes de sua Universidade Trump, fechada em 2011. Nesta sexta-feira, o magnata concordou em pagar 25 milhões de dólares (84,5 milhões de reais) aos prejudicados pela instituição de ensino, de acordo com o procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman.

A decisão encerra os três processos coletivos abertos pelos estudantes, na Califórnia e em Nova York, e irá cobrir os danos causados a cerca de 6.000 ex-alunos. O acordo também evitar que o republicano testemunhe no julgamento que estava marcado para começar no dia 28 de novembro, apesar de seus advogados terem trabalhado para atrasar o caso.

O alunos que apresentaram a demanda coletiva afirmam tersido vítimas de publicidade enganosa, depois de terem pagado até 35.000 dólares (118.000 reias) para estudar. De acordo com o processo, os prejudicados alegam não ter recebido os serviços prometidos nos documentos de promoção do programa, que não dava diploma e funcionou entre 2005 e 2011. Entre as promessas estava o contato direto com o magnata e professores escolhidos por ele, porém, os alunos nunca chegaram perto de conhecê-lo.

Em 2013, outro processo judicial foi aberto por parte do Ministério Público de Nova York. Schneiderman acusou a Trump University de ter “esganado os nova-iorquinos que trabalham duro”, além de ter sido “pessoalmente beneficiado pelo esquema” em até 5 milhões de dólares (16,9 milhões de reais). Durante a campanha presidencial, o magnata criticou reiteradamente o juiz encarregado do processo coletivo, Gonzalo Curiel, e chegou a comentar que ele não poderia ser imparcial por causa de suas origens mexicanas.

Schneiderman declarou hoje que a opção do republicano é uma “grande reviravolta”, já que ele não estava disposto ao acordo, além de uma “vitória enorme” para as vítimas. Por muito tempo, Trump afirmou que, sem dúvida, ganharia o processo, mas seu advogado voltou atrás na semana passada ao dizer que presidente-eleito estaria disposto ao acordo.

(Com AFP)

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Alberto Sousa

    E AMERICANOS TÃO LORPAS COMO QUALQUER OUTRO POVO, DEIXAM-SE LEVAR NA ONDA, E O PRESIDENTE PATINHAS AGRADECE, VOCIFERANDO BABOSEIRAS, E LAVAGENS AO CEREBRO, ULTRA-EXTREMISTAS. E NINGUEM O LEVA PRESO.
    MUNDO PARA ONDE CAMINHAS?
    NOVA ORDEM MUNDIAL, É PRECISA URGENTE.

    Curtir

  2. Verdade Verdade

    Que revista mais injusta, chapa de quem paga mais. Vive falando mal do Donald Trump, pára um pouco, já perderam a total credibilidade. Jornalistas inteligentes e de peso apoiam o Trump, como o eminente Olavo de Carvalho. A Hillary é a Dilma norte- americana, socialista, porque vocês têm pesos e medidas diferentes?
    Já sei, é para corromper a imagem de quem quer ……
    Pára um poco de falarem mal do Trump !!!!!!!!!!!! Por favor…… Fala da Hillary que é comunista e tem como mentor Saul Alinsk. Diz que o Obama deixou o país muito pior do que esta entregando…..

    Curtir

  3. Verdade Verdade

    Vivaaaaaaaaaa TRUMP !!!!

    Curtir

  4. Fábio Luís Inaimo

    É “verdade” Obama Hilary a veja e o papai noel , tudo comunista !! Parem já de falar mal do santo canonizado Donald duck, quero dizer, TrumPT !! Ele pode ser falastrão nacionalista populista narcisista belicista imperialista e aliado do Putrin, mas o Obama o EUA e o papai noel são comunistas!! tem que prendê !!

    Curtir

  5. Fábio Luís Inaimo

    Heeeeee viva o racismo!! heeee viva o politicamente incorreto!!Heeeeeee viva a burrice !! heeeee viva o PuTrin !! heeeee viva o TrumPT !!!

    Curtir

  6. Sandro Silva

    Veja me censurando.

    Curtir

  7. Sandro Silva

    O petista aqui é você! Você fala mal do politicamente incorreto; pelo visto você é mais um dos hipócritas politicamente corretos. Qual moral você tem? Ser politicamente correto é não ser escravo do falso moralismo, é ser livre, ao contrário do que você disse, é estar longe da burrice esquerdista.

    Curtir

  8. Fábio Luís Inaimo

    A burrice é não ver nada alem de extrema esquerda e extrema direita, burrice é não ver um palmo a frente do nariz , acreditando em falastrões populistas sejam petralhas ou boçalnalhas , oque adianta sair de uma ditadura para entrar em outra, isso é inteligente!? isso é ser livre!? Melhor estudar mais um pouco amigo !!

    Curtir

  9. Marco Ferrari

    pagam pau pro americas ,

    Curtir