Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Trump diz que Zelensky já tem cenário preferido para eleição dos EUA

Declaração vai contra linha adotada por alguns dos aliados do republicano em relação ao presidente ucraniano

Por Da Redação
24 set 2024, 13h15

O ex-presidente americano e atual candidato republicano na disputa à Casa Branca, Donald Trump, afirmou na segunda-feira 23 que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, quer que os democratas vençam a eleição dos Estados Unidos deste ano.

A declaração vai contra a linha adotada por alguns dos aliados de Trump, que afirmam que Kiev vê com bons olhos a volta do magnata à Presidência e que apenas ele teria a expertise para negociar com o presidente russo, Vladimir Putin, para encerrar a guerra que segue desde 2022.

+ Zelensky diz que guerra na Ucrânia está ‘mais perto do fim’ do que muitos pensam

“Acho que Zelensky é o maior vendedor da história. Toda vez que vem ao nosso país, ele vai embora com 60 bilhões de dólares”, disse Trump em evento de campanha na Pensilvânia. “Ele quer muito que eles (os democratas) vençam essa eleição, mas eu faria diferente. Eu trabalharei pela paz”.

Continua após a publicidade

Em nota, a campanha de Kamala Harris, candidata democrata à Casa Branca, destacou que, sem o apoio dos Estados Unidos à Ucrânia, Putin “estará sentado em Kiev com os olhos no resto da Europa e de nossos aliados da Otan”, citando a principal aliança militar ocidental.

“Perto do fim”

Em viagem nos Estados Unidos por ocasião da Assembleia Geral das Nações Unidas, Zelensky afirmou na segunda-feira que a guerra está “mais perto do fim” do que muitos pensam e pediu que aliados ocidentais “fortaleçam” o Exército ucraniano.

“Acho que estamos mais perto da paz do que pensamos. Só temos que ser muito fortes, muito fortes”, disse ele em entrevista à emissora americana ABC News.

Durante a entrevista, Zelensky afirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está “com medo” da incursão ucraniana na região de Kursk, que forçou mais de 131 mil civis a deixarem suas casas nas áreas de maior risco, de acordo com o KremlinApós uma reunião com membros do Congresso dos Estados Unidos, o presidente ucraniano também disse que “uma ação decisiva agora poderia apressar o fim justo da agressão russa contra a Ucrânia no ano que vem”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.