Clique e assine a partir de 8,90/mês

Trump diz que vai retirar EUA do TPP em seu 1º dia de governo

O presidente eleito divulgou a medida junto com outras propostas que busca colocar em prática nos primeiros cem dias na Casa Branca

Por Da redação - 21 nov 2016, 22h19

O presidente eleito dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira a intenção de retirar o país do Acordo de Associação Transpacífico (TPP), que considera um “desastre potencial”, em seu primeiro dia de governo. A medida foi anunciada em um vídeo, no qual Trump fala sobre suas propostas para os cem dias iniciais de seu mandato.

O republicano, que durante a campanha eleitoral já tinha expressado oposição ao tratado, disse que quando assumir o poder na Casa Branca, em janeiro de 2017, buscará negociar “tratados bilaterais justos” que gerem empregos para o país. O TPP, uma iniciativa impulsionada pelo presidente Barack Obama, ainda não foi ratificado pelo Congresso dos Estados Unidos, onde encontrou forte oposição de parte dos legisladores republicanos. O acordo comercial entre doze nações visa reduzir barreiras de negócios, através da redução de tarifas de importação, para aumentar o fluxo de bens e serviços.

Trump também afirmou que irá cancelar restrições de alguns sistemas de energia potencialmente danosos ao meio-ambiente, como a extração do gás de xisto, para gerar empregos. Outras medidas incluem planos para melhorar a infraestrutura do país contra ciberataques, investigações sobre “abusos dos programas de visto” e uma regra para que oficiais do Executivo sejam proibidos de se tornarem lobistas por cinco anos depois de deixarem seus cargos.

Vídeo: Trump anuncia medidas para os primeiros dias de governo

(Com EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade