Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump cortará verba federal a clínicas que façam aborto

Instituições como a Planned Parenthood, especializada em planejamento familiar, serão afetadas pela medida, que deverá ser anunciada hoje

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h20 - Publicado em 18 Maio 2018, 11h58

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja cortar o financiamento público a clínicas que ofereçam ou mencionem a possibilidade de realização do procedimento de aborto a suas pacientes, informou a imprensa americana nesta sexta-feira (18), citando fontes oficiais. Uma das organizações que poderiam ser afetadas é a  Planned Parenthood, especializada em planejamento familiar.

“Esta proposta não necessariamente tira os fundos da Planned Parenthood, desde que eles estejam dispostos a desvincular a verba pública do aborto como método de planejamento familiar”, disse um funcionário do governo Trump em entrevista à rede americana CNN.

“Quaisquer beneficiários que realizem, apoiem ou encaminhem [pacientes] para o aborto têm uma escolha: desvincularem-se do aborto ou financiarem suas atividades com fundos arrecadados no setor privado.”

Resposta aos pedidos dos setores conservadores americanos, a mudança seria um esforço do governo de Trump para reduzir ainda mais o acesso ao aborto. Já existem leis que impedem o dinheiro federal de financiar diretamente os procedimentos abortivos, mas grupos como a Planned Parenthood ainda se beneficiam do financiamento público por outros serviços, como exames anuais ou de rotina.

Com a nova regra, esses serviços terão de ser realizados em um local diferente e operados por outros funcionários para que a instituição continue recebendo dinheiro federal. Mesmo assim, a verba federal ainda seria utilizada apenas para esses serviços não relacionados ao procedimento abortivo.

Representantes da Planned Parenthood disseram que a proposta de Trump é “perigosa” e “ultrajante” e teria “consequências devastadoras”, segundo a rede britânica BBC. A expectativa é que o presidente americano anuncie a mudança ainda nesta sexta-feira.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.