Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump aprova orçamento de defesa de US$ 716 bilhões para os EUA

Para a Rússia, nova projeção de gastos militares do Departamento de Defesa americano é "alarmante"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou na segunda-feira (14) um projeto de lei que estabelece o novo orçamento do Departamento de Defesa para o ano fiscal de 2019, com 16 bilhões de dólares (62 bilhões de reais) a mais que o atual.

A decisão eleva as despesas militares do país até 716 bilhões de dólares (2,7 trilhões de reais). Segundo o presidente americano, a dotação orçamentária permitirá aos Estados Unidos ter “os melhores aviões, os melhores navios, os melhores tanques, e mísseis em qualquer lugar da Terra”.

Embora Trump tenha dito que o projeto de lei é “o investimento mais significativo em nossas forças militares e combatentes na história moderna”, os três primeiros orçamentos de defesa do governo do ex-presidente Barack Obama foram maiores, quando ajustados pela inflação.

A Rússia qualificou o novo orçamento como “alarmante”. O vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, afirmou que fará uma “profunda análise” da situação para compreender “com mais detalhe” os objetivos buscados por Washington.

Trump assinou a lei na base do Exército Fort Drum em Nova York em seu caminho de volta a Washington, após férias de 12 dias em seu clube de golfe em New Jersey.

O projeto de lei foi nomeado em homenagem ao senador americano John McCain, um dos principais críticos do governo Trump dentro do Partido Republicano.

McCain disse em comunicado estar “honrado” do projeto de lei ter sido nomeado em sua homenagem, acrescentando que o projeto irá responder “uma crescente gama de ameaças”.

(Com EFE e Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. É o investimento q a Rússia não tem

    Curtir