Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump ameaça taxar importação de carros da Europa

Taxação seria resposta a possível retaliação da União Europeia por decisão dos Estados Unidos de criar impostos sobre alumínio e aço

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve neste sábado a pressão sobre os parceiros comerciais ao ameaçar as montadoras europeias com uma tarifa sobre importações se a União Europeia retaliar contra seu plano de adotar tarifas sobre alumínio e aço.

O tuíte de Trump mostrou que ele se recusa a ceder aos interesses de empresas dos EUA e de parceiros comerciais estrangeiros alarmados com a perspectiva de uma guerra comercial que afetou o mercado financeiro esta semana.

“Se a UE quiser aumentar mais suas já fortes tarifas e barreiras às empresas americanas que fazem negócios lá, vamos simplesmente aplicar um imposto sobre seus carros que entram livremente nos EUA”, escreveu o presidente no Twitter. “Eles impossibilitam que nossos carros (e mais) sejam vendidos lá. Grande desequilíbrio comercial!”

Na quinta-feira, Trump disse que os EUA vão aplicar tarifas de 25% sobre o aço importado e de 10% sobre o alumínio para proteger os produtores domésticos.

Após o anúncio, a comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmstrom, afirmou que qualquer ação que atinja a Europa seria “profundamente injusta”. “Estamos discutindo diferentes medidas. Tudo, desde levar o caso à OMC (Organização Mundial do Comércio), sozinho ou com outros parceiros também afetados, além de medidas de proteção e possível retaliação”, disse.

“Nós não nos sentaremos de forma ociosa enquanto nossa indústria é atingida com medidas injustas que colocam em risco milhares de empregos europeus”, disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, em comunicado.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    😮 £’ORANgÏN䣣.ü$A
    @gENTE se DESFOLHA
    ToDa HoRa / 14T, pQp 😮

    Curtir

  2. gilson schnaider

    lord president trump the lord is doing more excellent administration

    Curtir

  3. Luiz Chevelle

    For a Trumpette your English is pure crap.

    Curtir