Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump ameaça processar Ted Cruz por ‘suas mentiras’

A menos de uma semana das primárias na Carolina do Sul, magnata atacou seu principal adversário na disputa interna do Partido Republicano

O pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump deu um ultimato a Ted Cruz e ameaçou processar o rival, a menos que o senador do Texas pare de falar “coisas erradas sobre ele” e peça desculpas. Trump e Cruz são os atuais favoritos à indicação do Partido Republicano para disputar a Casa Branca.

“Se ele não retirar seus falsos anúncios e retrair suas mentiras, vou mover imediatamente uma ação judicial questionando sua elegibilidade para servir como presidente”, disse o magnata. Em outro ataque, Trump afirmou que um tribunal federal deve decidir se encontra em Cruz a exigência constitucional de ser um “cidadão nato” para servir como presidente. Cruz nasceu no Canadá, mas sua mãe era americana.

O senador do Texas tem constantemente questionado as opções políticas de Trump, afirmando que o bilionário é na verdade progressista em muitas questões, como o controle de armas, a legalização do aborto e o Obamacare.

Leia também:

Trump e Sanders confirmam favoritismo e vencem primárias de New Hampshire

George W. Bush é a “arma secreta” da campanha de Jeb

Chris Christie e Carly Fiorina desistem da corrida presidencial

“Ted Cruz é um indivíduo totalmente instável. Ele é o único grande mentiroso. Suas declarações são totalmente falsas e completamente ultrajantes”, disse Trump em comunicado. Em outros depoimentos, Trump acusou o rival de ser “o cara mais desonesto que já conheci na política”.

Cruz rebateu a ameaça de processo de Trump afirmando que o adversário sempre fica nervoso quando vê que seus números nas pesquisas mostram queda. “A única explicação que se pode ter é seus números nas pesquisas internas na Carolina do Sul devem estar despencando na sequência do debate”, disse Cruz. “É uma coisa incrível. Você já percebeu como Donald fica nervoso quando ele percebe que os números começam a cair?”, acrescentou.

Segundo as últimas pesquisas, publicadas nesta terça-feira, Donald Trump é o favorito nas eleições primárias da Carolina do Sul, que acontecem no sábado. O magnata está 17 pontos à frente dos senadores Ted Cruz e Marco Rubio, segundo duas pesquisas da Public Policy Polling antecipadas pelo jornal local The State. Do lado dos democratas, Hillary tem 21 pontos porcentuais de vantagem sobre seu único concorrente, o senador Bernie Sanders.

(Da redação)