Clique e assine com 88% de desconto

Trump ameaça lançar candidatura independente à Casa Branca

O magnata americano disse que pode recorrer a um terceiro partido se não receber "tratamento justo" do Partido Republicano

Por Da Redação - 23 jul 2015, 17h00

O pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump ameaçou concorrer como político independente caso não receba tratamento “justo” por parte do Partido Republicano. Em uma entrevista ao jornal americano The Hill, Trump disse que uma eventual candidatura por um terceiro partido dependeria das ações do Comitê Nacional Republicano durante o processo interno de escolha do candidato do partido.

“Tenho que ver como serei tratado pelos republicanos”, disse Trump ao jornal. “Absolutamente, se eles não forem justos, isto seria um fator”, acrescentou.

Leia também:

Donald Trump lidera pesquisa das primárias republicanas

Publicidade

Donald Trump posta imagem com soldados nazistas e… culpa o estagiário

Trump desdenha de perdas comerciais: ‘Sou muito rico e não me importo’

As declarações do magnata do setor imobiliário e personalidade da TV foram feitas depois que Trump recebeu reprovação do partido pelas críticas feitas a imigrantes mexicanos e os ataques pessoais contra colegas republicanos pré-candidatos à Casa Branca – ele questionou a inteligência de Rick Perry e criticou a relutância de Jeb Bush (“Acho que ele não tem energia nenhuma”) .

Com Trump na liderança entre os 16 pré-candidatos que buscam a nomeação presidencial do partido, uma corrida independente iria dividir os eleitores republicanos e poderia dar uma vantagem para a pré-candidata democrata Hillary Clinton nas eleições de novembro de 2016.

Publicidade

Trump disse que o Comitê Nacional Republicano sempre foi “solidário” quando ele fez doações ao partido conservador, de acordo com o jornal. Mas agora, “o Comitê Nacional Republicano não foi muito solidário… O Comitê foi, eu acho, muito tolo”, acrescentou.

(Com Reuters)

Publicidade