Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump ameaça fechar governo se não conseguir fundos para muro com o México

Presidente americano entrou em embate com líderes democratas durante encontro na Casa Branca; republicano quer 5 bilhões de dólares para obra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira, 11, paralisar as atividades de seu próprio governo por falta de fundos se o orçamento que o Congresso deve aprovar neste mês não incluir uma quantia que considere suficiente para construir o muro na fronteira com o México.

Trump se pronunciou durante uma acalorada reunião no Salão Oval da Casa Branca com os líderes democratas na Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e no Senado, Chuck Schumer.

“Se não conseguir o que quero, fecharei o governo. Estou orgulhoso de fechar o governo devido à segurança fronteiriça”, afirmou Trump.

Pouco antes de se reunir com os líderes democratas, o presidente também insistiu no assunto em uma postagem no Twitter. “Se os democratas não nos derem os votos para proteger nosso país, as Forças Armadas vão construir as seções restantes do muro”, escreveu.

O Congresso deve aprovar novos fundos para o governo federal antes de 21 de dezembro, e Trump exigiu que nesse orçamento sejam incluídos 5 bilhões de dólares para a construção do muro na fronteira com o México.

Pelosi e Schumer, por sua vez, afirmaram que vão responsabilizar o presidente pelas consequências de uma futura paralisação do governo. Os líderes democratas compareceram à reunião com uma oferta de 1,3 bilhões de dólares para toda a manutenção da segurança nas fronteiras do país.

“É gastar muito dinheiro e não resolver o problema”, opinou Schumer sobre investir no muro.

A obra na fronteira com o México foi uma das principais promessas de campanha do presidente, mas tem enfrentado resistência do Congresso desde o início do mandato de Trump.

Os democratas vão tomar o controle da Câmara dos Deputados em 2019, quando assumirão a maioria dos assentos da Casa. A partir daí, ficará cada vez mais difícil para Trump aprovar as verbas para a construção da barreria.

A paralisação das atividades do governo, chamada de shutdown pelos americanos, já aconteceu em anos anteriores, quando o Congresso não conseguiu chegar a um acordo sobre a distribuição dos fundos em uma proposta de orçamento.

No início do ano, agências e escritórios do governo permaneceram fechados por três dias depois que a falta de consenso entre senadores democratas e republicanos levou à paralisação das atividades por falta de verbas.

(Com EFE)