Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump abre vantagem e Sanders se aproxima de Hillary em pesquisas nos EUA

O magnata conta com apoio de 39% dos eleitores republicanos, muito à frente do segundo colocado, Marco Rubio, com 19%

Donald Trump segue firme como favorito à candidatura republicana nas eleições dos Estados Unidos, enquanto a democrata Hillary Clinton tem o senador Bernie Sanders muito perto em popularidade, indicou uma nova pesquisa publicada nesta quarta-feira.

De acordo levantamento elaborado pela Universidade de Quinnipiac, do Estado de Connecticut, com 602 eleitores republicanos, o magnata lidera a corrida pela indicação do partido com um apoio de 39%. Em segundo lugar, muito atrás, aparece o senador pela Flórida Marco Rubio, com 19%, seguido pelo senador pelo Texas Ted Cruz, com 18%.

O quarto lugar é do governador de Ohio, John Kasich (6%), à frente do ex-governador da Flórida, Jeb Bush, e do neurocirurgião aposentado Ben Carson, ambos com 4%, indicou a pesquisa, feita entre os dias 10 e 15 de fevereiro e com uma margem de erro de 4 pontos.

Leia também:

Obama: ‘Trump não será presidente’

Trump ameaça processar Ted Cruz por ‘suas mentiras’

O levantamento mostra um crescimento de 8 pontos de Trump em relação à pesquisa anterior, feita pela mesma universidade no dia 5 (antes do contundente triunfo do magnata nas primárias de New Hampshire, no dia 9). Rubio não oscilou, enquanto Cruz perdeu 4 pontos. “As informações sobre a queda iminente de Donald Trump como candidato são claramente muito exageradas”, afirmou o diretor adjunto da pesquisa da Universidade de Quinnipiac, Tim Malloy, em alusão aos analistas que vaticinaram que o multimilionário, em quem ninguém apostava quando se postulou como candidato em junho, acabaria perdendo terreno.

Democratas – Em uma pesquisa paralela feita pela mesma instituição acadêmica com 563 eleitores democratas também entre os dias 10 e 15 de fevereiro, 44% mostraram apoio a Hillary, e 42% ao senador por Vermont Bernie Sanders. Essa pesquisa, que tem margem de erro de 4,1 pontos, teve o mesmo resultado que a realizada pela universidade no início de fevereiro.

Leia também:

George W. Bush é a “arma secreta” da campanha de Jeb

Hillary e Sanders se enfrentam em novo debate democrata

Além disso, 87% dos entrevistados afirmaram que Sanders inspira mais confiança que a ex-secretária de Estado, e 93% acreditam que Hillary tem mais experiência para dirigir o país. “O senador Sanders e a secretária Clinton estão empatados. Mas enquanto Bernie conta com a confiança, Hillary tem a experiência. Duas medidas diferentes para dois candidatos diferentes”, opinou Malloy.

As pesquisas foram publicadas antes dos caucus (assembleias populares) democratas em Nevada e das primárias republicanas da Carolina do Sul, que acontecerão no próximo sábado. Até o momento, Trump ficou em segundo nos caucus de Iowa (realizados em 1º de fevereiro), que iniciaram o período de eleições primárias, e venceu em New Hampshire. No lado democrata, Hillary venceu com uma vantagem mínima em Iowa, mas saiu derrotada por Sanders em New Hampshire.

(Com agência EFE)