Tribunal Supremo rejeita anular julgamento contra Garzón
Promotor da corte e defesa do juiz pediram a anulação na semana passada

O Tribunal Supremo espanhol rejeitou anular o julgamento contra o juiz Baltasar Garzón, acusado de ter descumprido uma lei de anistia por investigar os crimes da ditadura franquista, anunciou a corte nesta terça-feira. O promotor do Tribunal Supremo, Luis Navajas, e a defesa de Garzón haviam solicitado a anulação do processo na semana passada.
“Os atos não têm entidade material suficiente para justificar a anulação das instruções”, afirmou a secretária da sala durante a leitura da decisão adotada pelo tribunal.
O advogado de Garzón, Gonzalo Martínez-Fresneda, denunciou na ocasião a “falta de imparcialidade” do juiz instrutor do caso, Luciano Varela, a quem acusou de ter cooperado com a acusação na redação da demanda. Ele também alegou que a causa não era válida porque nenhum “prejudicado direto” se apresentou, apenas uma acusação popular.
Contudo, o tribunal considerou que o “objeto do processo é de natureza pública” e que a justiça adotou resoluções que impediram o “comparecimento daqueles que se consideravam prejudicados pelos fatos”.
Acusação – Famoso pela prisão do ex-ditador chileno Augusto Pinochet em 1998 em Londres, Garzón, de 56 anos, foi processado no Tribunal Supremo por dois grupos de direita. Ele é acusado de desrespeitar a lei de anistia de 1977. Em 2008, Garzón se declarou competente para investigar 114.000 “desaparecimentos forçados” ocorridos durante a Guerra Civil espanhola (1936-39) e a ditadura franquista (1939-75). Suspenso das funções desde maio de 2010, o magistrado pode ser condenado a 20 anos de inabilitação profissional, o que representaria o fim de sua carreira.
(Com agência France-Presse)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)