PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Tribunal declara nulo contrato da Odebrecht na Colômbia

A concessão viária Ruta del Sol II, sobre a qual incidiu a determinação, inclui a construção de cerca de 600 quilômetros de calçamento da estrada

Por Da Redação 7 ago 2019, 03h10

O tribunal de arbitramento da Câmara de Comércio de Bogotá declarou nesta terça-feira nulo por ilícito o contrato – vencido em licitação – para construir uma estrada pelo consórcio liderado pela brasileira Odebrecht, envolvida em um escândalo de corrupção na Colômbia.

“Declarar a nulidade absoluta por objeto e causa ilícita e por ter sido realizado com abuso e desvio de poder do contrato de concessão 001 de 2010, realizado entre o então Instituto Nacional de Concessões, posição contratual que hoje ostenta a Agência Nacional de Infraestrutura (ANI) e a concessionária Ruta del Sol S.A.S.”, afirma o laudo de mais de 700 páginas.

A concessão viária Ruta del Sol II, sobre a qual incidiu a determinação, inclui a construção de cerca de 600 quilômetros de calçamento da estrada que liga o centro do país ao litoral Atlântico, entre as localidades de Porto Salgar (Cundinamarca) e San Roque (Cesar).

Esta decisão foi tomada depois de quatro anos de se abrir o caso no tribunal de arbitramento na Câmara de Comércio de Bogotá e depois de dois anos desde que foi assinado o acordo para liquidar o contrato entre a ANI e essa sociedade.

A Promotoria colombiana informou em julho passado que fechou acordos para recuperar cerca de 24 bilhões de pesos (cerca de 27 milhões de reais) correspondentes a subornos pagos pela Odebrecht para conseguir vencer licitações de contratos de infraestrutura no país.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.