Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Três navios da II Guerra desaparecem do fundo do mar

As embarcações holandesas naufragaram em 1942 e foram encontradas por mergulhadores amadores em 2002

Por Da redação - Atualizado em 16 nov 2016, 17h04 - Publicado em 16 nov 2016, 15h48

Uma investigação internacional foi aberta para a apuração do desaparecimento de três navios holandeses da II Guerra Mundial. As embarcações estavam naufragadas no fundo do Mar de Java, na costa da Indonésia, e sumiram misteriosamente.

O Ministério da Defesa holandês confirmou que dois navios desapareceram, enquanto grande parte da carcaça de um terceiro também foi removida do fundo do mar. As embarcações afundaram em 1942 e foram localizadas pela primeira vez por mergulhadores amadores em 2002.

Uma nova expedição submarina de observação das embarcações, às vésperas do aniversário de 75 anos da Batalha do Mar de Java, descobriu que os navios tinham sumido. O sonar utilizado para localização submarina dos navios encontrou as marcas deixadas pelas embarcações no fundo do mar, mas não os navios.

Os três navios naufragaram durante a Batalha do Mar de Java, em fevereiro de 1942, quando as forças holandesas, britânicas, australianas e americanas sofreram uma terrível derrota para os japoneses. Por volta de 2.200 pessoas morreram na batalha, incluindo 900 holandeses. “A profanação de um túmulo de guerra é uma ofensa séria”, afirmava um comunicado do Ministério da Defesa, sugerindo que os destroços podem ter sido retirados do fundo do mar ilegalmente.

Publicidade