Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Três grupos coordenaram ataques em Paris

Procurador da cidade confirmou que atos de terror aconteceram de foram organizada. Segundo presidente Hollande, resposta francesa será "implacável"

O governo francês confirmou neste sábado (14) que a série de atentados em Paris foi arquitetada por três equipes de terroristas. Em pronunciamento oficial à nação, o presidente François Hollande classificou os ataques como: “um ato de guerra, cometido por exércitos jihadistas, terroristas, do Estado Islâmico, contra a França”. “Os ataques foram preparados, organizados e planejados a partir de países estrangeiros, com a cumplicidade de alguém de dentro da França”, completou o presidente.

Leia também:

O Ocidente pode derrotar o Estado Islâmico. Basta querer

Os três brasileiros feridos em Paris

A cronologia dos atentados

Conforme o número de vítimas aumenta – 129 mortos, 352 feridos e 99 pessoas em estado grave -, a ordem dos seis ataques coordenados e a autoria das atos começam a ser investigadas.

Segundo o procurador de Paris François Molins, os ataques começaram quando um dos terroristas fortemente armado abriu fogo próximo a um dos portões do estádio de futebol Stade de France, onde acontecia uma partida entre França e Alemanha. Segundo o procurador, sete dos terroristas responsáveis pelos atentados foram mortos.

Em entrevista, o procurador destacou ainda o armamento usado pelos terroristas. Fuzis AK-47 e uma grande quantidade de explosivos deixava evidente a intenção de fazer o maior número de vítimas possíveis.

O presidente francês decretou três dias de luto no país e frisou que tropas militares continuarão a patrulhar a capital francesa. Na tarde deste sábado uma megaoperação de segurança foi realizada na Torre Eiffel, embora nenhuma suspeita de um novo ato terrorista tenha sido confirmada.

Em seu pronunciamento, Hollande prometeu ser “implacável com os bárbaros do Estado Islâmico” e usar “todos os meios necessários” para pôr fim ao terror no país.

(Com Agências Internacionais)