Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trem descarrila e mata 23 pessoas na Índia

Outras 40 ficaram feridas em acidente ocorrido a 130 quilômetros de Nova Délhi

Pelo menos 23 pessoas morreram e 40 ficaram feridas neste sábado em decorrência do descarrilamento de um trem no estado de Uttar Pradesh, no Norte da Índia, a cerca de 130 quilômetros da capital Nova Délhi. Equipes de resgate trabalharam durante a madrugada à procura de sobreviventes entre as ferragens dos vagões que ficaram empilhados um sobre os outros. As operações já foram encerradas.

O acidente ocorreu por volta das 17h30 (9h em Brasília). Seis vagões de um trem da Kalinga Utkal Express, que vinha da cidade oriental de Puri para o município sagrado de Haridwar, saíram da via, conforme uma fonte dos serviços de resgate. O ministro de Ferrovias, Suresh Prabhu, afirmou, em sua conta no Twitter, que já foi instaurada uma investigação sobre o acidente e serão tomadas medidas “rígidas” para descobrir algum tipo de “erro”.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente, Ram Nath Kovind, expressaram pesar pela tragédia em suas respectivas contas no Twitter, por meio das quais manifestaram apoio às famílias das vítimas.

Em janeiro, 29 pessoas morreram e 50 ficaram feridas após o descarrilamento de um trem no estado de Andhra Pradesh. Em novembro, outro acidente ferroviário terminou com 146 mortos e cerca de 200 feridos no norte do país.

A rede ferroviária indiana, com 65 mil quilômetros de percurso, é a quarta mais longa do mundo, atrás apenas da dos Estados Unidos, Rússia e China, e conta com 1,3 milhão de empregados e 12,5 mil trens, que transportam diariamente cerca de 23 milhões de passageiros.

Segundo estudo divulgado pelo Ministério de Ferrovias, na última década aconteceram 1.522 acidentes nos quais morreram 2.331 pessoas.

Trem descarrilha na Índia

(Com agências Efe e Reuters)