Clique e assine com até 92% de desconto

Toronto elege novo prefeito após escândalo com crack

John Tory venceu a eleição na cidade canadense. Rob Ford, flagrado ao consumir a droga, desistiu da reeleição ao descobrir um tumor no abdômen

Por Da Redação 28 out 2014, 12h50

A população de Toronto elegeu nesta semana John Tory, um político de centro-direita, à Prefeitura da cidade canadense. Tory ganhou a eleição com uma confortável margem de dezesseis pontos percentuais. A votação colocou um fim à influência exercida por Rob Ford no governo municipal. O prefeito em final de mandato, que ficou conhecido internacionalmente ao ter sido flagrado consumindo crack, desistiu de tentar a reeleição ao descobrir um tumor no abdômen. Em seu lugar concorreu seu irmão, Doug Ford, que exercia o cargo de vereador na cidade, mas que não conseguiu angariar votos suficientes para fazer frente à candidatura de Tory.

Leia mais:

Conheça Rob Ford, o prefeito que fuma crack

Mesmo realizando seções de quimioterapia, Rob Ford concorreu para o cargo de vereador nestas eleições e foi eleito. Como prefeito, ele seguirá na Prefeitura até o final de novembro, embora a Câmara de Toronto tenha esvaziado os poderes do político após a divulgação de seu envolvimento com drogas. Além de ter consumido crack, Ford apresentou sérios problemas com o alcoolismo durante o período em que esteve no governo. “Eu garanto que nos próximos quatro anos vocês verão outro exemplo da família Ford. Nós nunca desistiremos”, afirmou o político, após a confirmação dos resultados da eleição.

Leia também:

Prefeito de Toronto agora faz ameaças de morte em vídeo

Tory, por sua vez, vem de uma família tradicional. Seu pai, John A. Tory, morto em 2011, fundou uma importante empresa jurídica na cidade e por muito tempo administrou os negócios da família Thomson, dona da agência de notícias Reuters. O novo prefeito de Toronto é advogado e já trabalhou em diferentes áreas. Ele chegou a comandar um programa de rádio, foi comissário da Liga de Futebol Canadense e chefe-executivo da maior companhia de televisão a cabo do país. Tory tentou se candidatar à Prefeitura de Toronto em 2003, mas não obteve sucesso.

Continua após a publicidade
Publicidade