Clique e assine com até 92% de desconto

Tornados matam cinco pessoas no Meio-Oeste dos EUA

O primeiro estado atingido foi Oklahoma, onde cinco foram mortos. Um total de 60 tornados atingiu ainda Kansas, Iowa e Nebraska

Por Da Redação 15 abr 2012, 10h21

Pelo menos cinco pessoas, incluindo duas crianças, foram mortas pelas tempestades que atingiram o Meio-Oeste dos Estados Unidos na noite deste sábado e madrugada deste domingo. Um total de 60 tornados chegaram aos estados de Kansas, Iowa, Nebraska e Oklahoma.

O primeiro dos tornados foi registrado em Norman, em Oklahoma. Além das mortes, causou danos a várias construções. As mortes foram registradas na localidade de Woodward, nordeste de Oklahoma. Um alerta do serviço meteorológico americano evitou danos maiores ao pedir que a população tomasse precauções com o avanço dos tornados.

Além de casas, prédios públicos também foram atingidos. Um hospital em Creston, em Iowa, e o aeroporto de Wichita, no Kansas, foram alguns dos pontos que sofreram abalos.

Boa parte da pequena localidade de Thurman, no oeste de Iowa, ficou destruída. Os 250 moradores do local deixaram a região a tempo e muitos deles se refugiaram na prefeitura local

O Centro de Prognóstico de Tempestades dos Estados Unidos emitiu um alerta de alto risco para os estados de Oklahoma, Kansas, Nebraska e Iowa, que no total têm uma população de cinco milhões de pessoas. A última vez que esse centro lançou um alerta de alto risco foi em abril de 2011, quando um devastador temporal arrasou o Sul e o Leste do país deixando pelo menos 347 mortos em apenas uma semana.

(Com Agência EFE e Agência AFP)

Continua após a publicidade
Publicidade