Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Tornado mata pelo menos 30 no Meio-Oeste americano

Tempestade destrói casas, escolas e hospital de Joplin, no estado de Missouri

Por Da Redação 23 Maio 2011, 05h40

Um tornado devastou neste domingo a cidade de Joplin, estado do Missouri, no Meio-Oeste americano. Ainda não se conhece o número exato de vítimas, mas a estimativa preliminar das autoridades locais é de pelo menos 30 mortos, segundo a agência Reuters. Casas, escolas e um hospital foram arrasados.

Segundo a imprensa local, o estrago provocado pelo tornado que atingiu Joplin tem magnitude equivalente à devastação de Tuscaloosa, no Alabama, no mês passado. Conforme relato feito à Reuters, em uma única localidade de Joplin foram encontrados 11 corpos.

Diversos prédios públicos ficaram gravemente danificados, especialmente dois colégios e o hospital regional St. John, que sofreu com incêndios em várias de suas alas e acabou praticamente destruído. À rede americana CNN, Kathy Dennis, da Cruz Vermelha, avaliou que 75% da cidade foi arruinada.

As ruas da cidade, que tem cerca de 50 mil habitantes, ficaram intransitáveis por causa da queda de árvores e de postes da luz. Veículos de emergência e socorro tentam cruzar a cidade para resgatar as vítimas. Parte da cidade está sem energia e telefone, segundo o jornal The New York Times.

No domingo à noite, o governador, Jay Nixon, pediu auxílio à Guarda Nacional e declarou estado de emergência.

Centenas já morreram nos últimos meses vítimas de uma série de tempestades que atinge estados do Meio-Oeste americano, como Wisconsin, Minnesota e Missouri e que já é considerada o pior desastre natural desde o furacão Katrina, em 2005.

(com EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade