Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Tóquio ultrapassa mil casos diários de Covid pela primeira vez desde maio

Números na capital japonesa, uma semana antes do início dos Jogos Olímpicos, também são os maiores desde 22 de janeiro, quando foram 1.184 casos

Por Da Redação 14 jul 2021, 09h12

A prefeitura de Tóquio registrou 1.149 novas infecções por Covid-19 nesta quarta-feira, 14, ultrapassando pela primeira vez desde o início de maio a barreira simbólica de mil casos. Os números na capital japonesa, poucos dias depois do anúncio do quarto estado de emergência e uma semana antes do início dos Jogos Olímpicos, são os maiores desde 22 de janeiro, quando foram 1.184 casos.

Na terça-feira, em comparação, 2.386 pessoas testaram positivo para o coronavírus em todo o país, e 18 pessoas morreram. Ao todo, o país soma cerca de 825.000 casos, incluindo 14.923 mortes.

Na última quinta-feira, 8, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, decidiu voltar a declarar o estado de emergência na região da capital, um alerta que vigorará até 22 de agosto e coincidirá com a realização dos Jogos Olímpicos, que terão sua cerimônia de abertura em 23 de julho.

O estado de emergência entrou em vigor na segunda-feira para impedir o aumento de casos de Covid-19 na capital, em meio a temores de uma possível quinta onda de casos. No entanto, o tráfego de pedestres continuava alto em áreas movimentadas, segundo informações do The Japan Times. Na segunda-feira, havia 11,7% menos pessoas nas ruas da capital.

Na prática, a medida não representa mudanças significativas em relação à situação atual, além de um aumento das restrições para estabelecimentos comerciais. No entanto, colocou pressão para oficializar a decisão de não receber público nos estádios

O governo japonês planejava inicialmente manter certas restrições sem declarar o nível máximo de alerta durante a competição esportiva internacional, que foi adiada por um ano devido à pandemia, mas foi forçado a mudar de posição devido ao forte aumento de infecções na capital.

Continua após a publicidade
Publicidade